RPTF | VOLUME 2 | ANO II
Conhecimento dos portugueses acerca da afasia
Ana Raquel Santos | Brígida Patrício
RESUMO
Objetivos: Verificar o nível de conhecimento da sociedade portuguesa acerca da afasia; verificar o nível de conhecimento acerca das estratégias comunicativas a utilizar com pessoas com afasia; determinar a forma como o terapeuta da fala e outros profissionais podem ajudar na divulgação da afasia.
Métodos: Estudo transversal descritivo constituído por uma amostra de 120 indivíduos. Os participantes responderam a um questionário adaptado para este estudo, com seis respostas fechadas e duas respostas abertas.
Resultados: A maior parte dos participantes (89,2%) nunca ouviu falar em afasia. As pessoas que já ouviram falar desta perturbação demonstraram baixo conhecimento sobre as suas características e causas, mas maior conhecimento acerca das estra- tégias comunicativas que podem ser facilitadoras e complicadoras do processo comunicativo com pessoas com afasia.
Conclusão: A afasia é uma perturbação desconhecida para a maior parte dos participantes. Para aqueles que conhecem a afasia, verifica-se, no entanto, um conhecimento reduzido em relação às suas características e causas. Estes resultados parecem indicar que é ne- cessário divulgar a afasia e que os terapeutas da fala poderão ter um papel importante nessa divulgação. Divulgação nos meios de comunicação social e campanhas de sensibilização nos hospitais e centros de saúde podem ser formas eficazes de aumentar o conhecimento sobre a afasia.
Palavras-chave: Afasia; Terapeuta da Fala; População Portuguesa; Conhecimento da afasia.
DOI: dx.doi.org/10.21281/rptf.2014.02.04