top of page
RPTF | VOLUME 2 | ANO II

Impacto multidimensional das alterações do processamento fonológico 

Rosa Barbosa | Paula Faria

 

RESUMO

Objetivo: proporcionar uma maior compreensão acerca destas consequências, identificando as que foram referidas por três jovens, com base no seu percurso escolar, desde o ensino básico até à conclusão do secundário. 

Métodos: realizou-se um estudo do tipo observacional-descritivo e método qualitativo. Foi aplicada uma entrevista semiestruturada a cada um dos três entrevistados. Ainda antes da sua aplicação, o instrumento foi revisto por um especialista na área da investigação qualitativa e análise de conteúdo. Os dados recolhidos nas entrevistas foram posteriormente tratados e analisados através da técnica da análise de conteúdo, com definição de categorias à posteriori, de onde resultaram cinco categorias e dezoito subcategorias. 

Resultados: foram identificados itens que se enquadram nas consequências escolares, emocionais e sociais relatadas pela literatura, muitas delas vivenciadas pelos três entrevistados ao longo de todo o seu percurso escolar. 

Conclusão: tal como referido pela escassa literatura acerca do tema, a perturbação fonológica e as dificuldades de leitura e escrita, decorrentes das alterações do processamento fonológico, que estão diretamente e indiretamente associadas às duas primeiras, respetivamente, acarretam consequências multidimensionais na vida do indivíduo, que se mantêm ou evoluem ao longo da adolescência e idade adulta. 

 

Palavras-chave: Alteração no Processamento Fonológico; Perturbação Fonológica; Dificuldade de Leitura e Escrita; Percurso Escolar; Consequências Multidimensionais 

DOI: dx.doi.org/10.21281/rptf.2014.02.03


 
Copyright © 2015 Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
 
DOI_edited.png
bottom of page